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Dicas essenciais de como vender pela internet e ter sucesso

carrinho de compras em frente a notebook representando como vender pela internet

Conseguir vender na internet deixou de ser um diferencial e agora é uma necessidade para a maioria das empresas. Especialmente no momento atual em que a maioria das pessoas passam horas e horas pesquisando online sobre produtos e serviços. Para que você se destaque no ambiente virtual, preparamos algumas dicas de como vender pela internet para que você tenha sucesso. Continue lendo!

Como vender na internet: por que é importante?

Com a avassaladora expansão da internet, cada vez mais cresce mais a quantidade de consumidores em lojas virtuais. Por isso, comprar em sites, e-commerces e até mesmo pelas redes sociais se tornou algo muito normal para muita gente.

Segundo um estudo realizado pela FIS, líder global em tecnologia financeira, as compras feitas por meio de dispositivos móveis representaram 29% de todas as vendas de varejo online no Brasil. Ou seja, pelo próprio celular, milhares de pessoas estão adquirindo produtos e serviços.

Portanto, muitas empresas apostam no digital como mais um canal de vendas, aliado ao presencial. Além disso, pessoas fazem negócios exclusivamente online para conseguir fazer a própria renda. Se você também é uma delas e quer saber como vender pela internet, confira as dicas que preparamos abaixo.

Dicas de como vender na internet

1. Faça um bom plano de negócios

O primeiro passo e talvez um dos mais importantes é o planejamento. Analise o que você vai vender (produto ou serviço), quem serão seus fornecedores, seus parceiros, quais investimentos serão necessários…

Além disso, estude também o mercado que você vai entrar e a concorrência. Entenda como você pode se diferenciar e também outros detalhes que podem fazer a diferença no seu sucesso online.

2. Defina o público-alvo

É essencial também avaliar o seu público-alvo. Faça um estudo de quem tem mais chance de adquirir seu produto ou serviço, analisando: cidade, idade, gostos, etc.

Você pode optar por alcançar mulheres, mães de crianças pequenas, por exemplo, ou homens que gostam da temática geek. Tudo vai depender do que você vai vender na internet. Quanto mais detalhado for o seu público, mais fácil será de atingir as pessoas certas.

3. Prepare seu estoque

Se você está lidando com a venda de produtos, é muito importante que você tenha uma boa gestão de estoque. Assim, seus clientes não vão ter problemas de falta do seu produto quando forem comprar e você, consequentemente, aumenta as vendas. Descubra a melhor forma para o seu negócio (produção por demanda, encomenda, manter estoque) e se organize. 

4. Planeje as entrega

Com um estoque pronto, é hora de definir como será feita a entrega. Você tem diversas opções: correios, transportadora ou retirada. A primeira apresenta um custo bom para o vendedor, no entanto é ideal para pequenos e médios varejistas, que não possuem um fluxo muito grande.

Já a transportadora permite que você feche planos maiores para quem vende bastante. A retirada/entrega em mãos é mais limitada, permitindo apenas vendas na região, mas é mais econômica e ideal para micro e pequenos empreendedores.

5. Crie um e-commerce

Falando em questões práticas, é muito importante contar com um e-commerce ou pelo menos um site bem estruturado onde as pessoas possam efetuar a compra ou entrar em contato com você. É uma solução mais prática e que dá autonomia para o cliente. É essencial contar com uma empresa especializada, que integre e prepare seu e-commerce ou site.

6. Divulgue nas redes sociais

As mídias sociais podem ser grandes aliadas no impulsionamento do seu empreendimento online. Se você pensa em como vender pela internet, também deve pensar em como divulgar.

Crie um perfil profissional e comece a lançar imagens do seu produto ou compartilhe conteúdos voltados ao seu negócio. Comece de forma orgânica (gratuita) que você já terá grandes chances de aumentar as vendas. Com o passar do tempo, invista um pouco em impulsionamentos para criar campanhas especiais.

7. Invista em campanhas no Google Ads

Não se esqueça também do poder que o Google Ads tem para os negócios virtuais. Com as campanhas, você tem o poder de atingir o público certo no momento em que eles mais precisam do seu produto ou serviço.

É possível criar links patrocinados e anúncios quando as pessoas pesquisam por termos relacionados ao seu empreendimento. Além disso, o Google Ads também permite a criação de diversos outros formatos como anúncios em vídeo, em app e muito mais!


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