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Taxa de conversão: aumente os resultados do seu site

pessoas analisando a taxa de conversão

O seu site possui diversas visitas, mas não traz resultados efetivos como novos leads ou clientes? Então está na hora de você ficar mais atento à taxa de conversão. Esse dado é talvez um dos mais importantes para quem investe em marketing digital. Nesse artigo, explicaremos um pouco mais sobre o que ele representa e como calcular. Continue lendo!

O que é a taxa de conversão?

Para o marketing digital, essa métrica tem o objetivo de mensurar e acompanhar a quantidade de pessoas que estão convertendo nas campanhas realizadas pela sua marca. Quando falamos em converter, significa fazer com que o seu público realize alguma ação como:

  • Preencher um formulário
  • Seguir nas redes sociais
  • Entrar em contato
  • Comprar um produto
  • Solicitar um orçamento
  • Cadastrar na newsletter

E por aí vai. 

Portanto, a taxa de conversão é uma proporção entre a quantidade de pessoas que apenas acessam o seu site, sem realizar alguma ação, e aquelas que cumprem com o objetivo de conversão. 

Como calcular?

Para encontrar esse número, é bem simples. O cálculo nada mais é do que uma proporção entre o número de visitas e as conversões geradas. Basta dividir o número de conversões pelo de visitantes e multiplicar por 100 para obter a porcentagem.

Por exemplo, se o seu site recebeu 30.000 visitas e teve um total de 500 conversões, então a sua taxa de conversão é de 1,6%.

Por que a taxa de conversão é importante?

Pense que todo o investimento que você faz nas campanhas de marketing digital tem um objetivo, certo? Seja ele gerar leads, educar o mercado, conquistar clientes… A melhor maneira de saber a efetividade das suas ações e o crescimento do seu negócio é por meio dessa métrica.

Por meio da taxa de conversão é possível acompanhar o ROI (Retorno sobre Investimento), que revela o quanto volta para você do valor aplicado em marketing digital. Além disso, é possível planejar seus esforços e investimentos com mais segurança, facilitando a identificação de oportunidades e defeitos que fazem você perder clientes.

Tudo isso é fundamental para que você otimize seu site, e-commerce, landing page ou aplicativo de maneira adequada e obtenha lucros cada vez maiores.

Monitoramento e aumento da métrica

O ideal é observar pelo menos uma vez por mês a taxa de conversão. Isso serve para que você identifique os resultados, problemas enfrentados e faça as alterações corretas para aumentar o índice. 

Variações negativas, por exemplo, indicam que você está tendo menos vendas ou cadastros do que o mês anterior e você pode estudar o que fez (ou deixado de fazer) para que houvesse esse impacto negativo. 

Mas como melhorar minha taxa de conversão? Bem, é possível tomar algumas providências como mudar o layout e experimentar um design mais amigável, novas estratégias de divulgação e marketing, alocar os recursos…

A dica é: faça testes. Toda mudança pode impactar nas conversões e somente na prática é possível saber qual tipo de configuração trará mais resultados. 


E aí, o que achou do nosso artigo sobre a taxa de conversão? Se ficou com alguma dúvida ou se deseja contar com uma empresa especializada para cuidar disso por você, conte com a Links Patrocinados Online. Possuímos uma equipe certificada, pronta para te ajudar a obter os melhores resultados digitais. Entre em contato e saiba mais!

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