whatsapp 11 96193-0867
Anunciar no Google Agora!

Saiba como anunciar no Youtube em 9 passos

mulher abrindo plataforma em notebook representando como anunciar no youtube

Você alguma vez colocou algum vídeo no Youtube e se deparou com uma propaganda? Ou até mesmo com um banner ao enquanto assistia? Pois saiba que eles são uma ótima ferramenta para as empresas e utilizar esses anúncios também pode ser bem favorável para o seu negócio. Se você se interessou e quer saber como, confira o artigo que preparamos com alguns passos simples de como anunciar no Youtube. Continue lendo!

Como funcionam os anúncios no Youtube

Desde 2006, o Youtube pertence ao Google. Por isso, para poder anunciar na plataforma, é necessário ter uma conta no Google Ads. Lá, milhares de empresas criam publicidade online para aplicativos, sites, compras e, claro, vídeos. 

Existem alguns tipos principais de anúncios no Youtube que são:

  • In-Stream puláveis: exibidos antes, durante ou depois de assistir o vídeo. Depois de 5 segundos de visualização, é possível pulá-lo e só é cobrado da empresa quando o usuário assiste por 30 segundos ou interage com o vídeo.
  • In-Stream não puláveis: semelhante ao anterior, no entanto tem duração de até 15 segundos e não pode ser pulado. A cobrança é feita sempre que o anúncio é exibido.
  • Bumper: anúncios curtos de seis segundos ou menos que costumam ser impactantes, com uma linguagem direta e simples. Sua cobrança é realizada a cada 1 mil visualizações.
  • Discovery: anúncios utilizados nos locais de descoberta do Youtube, geralmente acima da lista de vídeos relacionados. Também podem aparecer entre os resultados de pesquisa e a página inicial da plataforma. Só é cobrado da empresa quando o usuário clica no anúncio e assiste o vídeo.
  • Anúncios gráficos: são o tipo mais tradicional de anúncio na plataforma, exibidos na parte superior do menu direito.
  • Cartões patrocinados: pequenos pop-ups com CTA discretos exibidos no canto superior direito do vídeo. O conteúdo em si só é revelado quando o usuário clica no ícone “i”.
  • Anúncios de sobreposição: também conhecido como in-video overlay, aparece como um banner exibido na parte inferior dos vídeos, podendo aparecer como imagem ou somente como texto.

Como anunciar no Youtube: configurações

Agora que você já sabe como funcionam os anúncios do Youtube, deve estar se perguntando como fazer para anunciar. Antes de qualquer coisa, é necessário configurar tanto o seu canal quanto sua conta no Google Ads para poder dar procedimento às campanhas. Saiba que o ideal é contar com uma agência especializada nesse tipo de publicidade para que os resultados sejam efetivos. Ainda assim, siga os passos a seguir:

Crie o canal

O primeiro passo é criar um canal no Youtube para sua empresa. Nele, você poderá incluir tanto os vídeos que irá patrocinar quanto os vídeos que não receberão nenhum tipo de impulsionamento. 

Inclua o vídeo

É hora de fazer o upload do vídeo que você vai anunciar. Esse processo é bem simples, basta clicar no ícone de câmera que fica no canto superior direito da página e selecionar a opção “Enviar vídeo”.

Preencha as informações

É muito importante que, ao incluir o vídeo, você preencha todas as informações como título, descrição, thumbnail e tags. 

Vincule a conta do Google Ads

Como dissemos anteriormente, para pensar em como anunciar no Youtube é necessário ter uma conta no Google Ads. Com ela criada, vincule com o canal acessando o Google Ads e clicando na engrenagem e, no menu, selecionando a opção Contas Vinculadas. Em seguida, clique na opção “Youtube” e informe a URL do canal para poder vinculá-lo.

Como anunciar no Youtube: criando a campanha

Pronto, agora é hora de puxar as mangas e pôr a mão na massa para criar seus anúncios. Acompanhe os passos abaixo para ter campanhas efetivas.

Crie uma nova campanha

Depois de acessar sua conta no Google Ads, clique em Campanhas e, logo depois, no ícone azul com o símbolo de “+” Em seguida, selecione o tipo de campanha “Vídeo” e informe o seu objetivo de campanha (leads, tráfego no site, etc).

Configure sua campanha

Agora é hora das configurações básicas da sua campanha. É necessário definir:

  • Nome da campanha;
  • Dados como orçamento, data de início e término da campanha;
  • Rede que será utilizada: Resultados de pesquisa, Vídeos do Youtube e Parceiros na Rede de Display;
  • Estratégia de lances (CPV máximo, CPM máximo, CPM visível, CPA desejado, etc);
  • Idioma e país dos usuários;
  • Tipo de inventário: expandido, padrão ou limitado;
  • Filtro de conteúdos excluídos que seus anúncios não deverão aparecer.

Defina o público-alvo de seus anúncios

Agora é hora de segmentar da maneira mais precisa o seu público-alvo. É possível selecionar por idade, sexo, status parental e outras informações importantes sobre os usuários.

Selecione o conteúdo

Agora é hora de selecionar as palavras-chave mais importantes para sua empresa, seu produto e sua campanha. Além disso ,defina também os interesses do seu público, tópicos e canais que costumam acessar.

Inclua o vídeo

Por fim, como seu vídeo já está publicado em seu canal no Youtube, é hora de pegar a URL e adicionar ao anúncio do Google Ads. Faça os últimos retoques incluindo URLs, call-to-action e mais. Pronto, você já sabe como anunciar no Youtube!


E aí, o que achou do nosso artigo sobre como anunciar no Youtube? Para poder aproveitar melhor a ferramenta, continue acompanhando as dicas do nosso blog e contrate uma agência especialista como a Links Patrocinados. Deseja ganhar um cupom de R$250,00 no Google Ads para anunciar e atrair mais clientes para o seu negócio? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como!

Conheça mais sobre nosso trabalho: Links Patrocinados

  • Flexibilidade no formato de anúncios

  • Glossário de termos

  • Introdução ao Adwords