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Índice de Qualidade e sua importância no Google Ads

foto representando o índice de qualidade

Quem faz anúncios no Google Ads já sabe o poder que a ferramenta tem de gerar resultados e como funciona o sistema de leilão (CPC). Porém, não é apenas o valor investido que é levado em consideração na ordem de aparição do buscador. O Google possui outro fator para definir a classificação: o índice de qualidade. Nesse artigo, explicaremos o que é esse índice e como melhorar o seu. Continue lendo!

O que é o Índice de Qualidade?

De maneira geral, o Índice de Qualidade é uma nota de 0 a 10 criada pelo próprio Google, que classifica se o seu anúncio, as palavras-chave, o CTR (taxas de clique) e a página de destino são realmente relevantes para os usuários. 

Essa avaliação é muito importante, especialmente para o ranqueamento do seu anúncio. Diferente do que muitos pensam, não é quem paga mais que aparece em primeiro, e sim uma combinação entre valor e qualidade. 

Vale lembrar ainda que, se seu anúncio não tiver uma nota boa, o Google pode parar de exibir o seu anúncio, pois ele é bem exigente com relação a qualidade dos anúncios dentro do buscador. 

Vantagens de ter uma bota nota

Como dissemos anteriormente, o esquema dos anúncios do Google Ads é feito por meio de leilão. Porém, diferente do que estamos acostumados, a prioridade não é de quem paga mais. O Google coloca na balança o lance máximo por cliques, mas também a relevância do anúncio, a experiência de destino e a taxa de cliques esperada, ou seja, o Índice de Qualidade.

Portanto, mesmo que o concorrente faça um lance maior, você tem grandes chances de aparecer em uma posição melhor se o seu Índice de Qualidade estiver positivo. 

Além de ter um bom posicionamento, essa métrica também pode te ajudar a pagar menos nos anúncios, reduzindo o seu CPC (custo por clique) real. A lógica é simples: quanto maior o seu Ad Rank, menor o CPC real, que é o valor que você paga efetivamente e que independe de quanto foi estipulado pelo CPC Máximo ofertado. 

Melhor posicionamento e menor custo para anunciar já se mostram motivos suficientes para apostar no Índice de Qualidade e aumentar seu score, certo? Veja a seguir algumas formas de aumentar sua nota. 

Dicas para melhorar o Índice de Qualidade

Se sua nota estiver abaixo do que você esperava, não se preocupe. Existem alguns fatores que podem ser aperfeiçoados para melhorar a estrutura dos seus anúncios e são bem simples de resolver. Assim, você pode aplicar e ver o seu score do Índice de Qualidade subir! Confira abaixo:

CTR

Para aumentar as taxas de clique do seu anúncio, faça alterações para que ele se torne irresistível. Isso inclui fazer variações, tanto nos títulos como nas descrições, usar gatilhos mentais e palavras persuasivas, focar nas vantagens do seu produto ou serviço e ser mais direto e específico. Se você conseguir captar o usuário por meio do conteúdo, vai ter um número maior de cliques e, consequentemente, aumentará o Índice de Qualidade.

Página de destino

Outro ponto importante é a página que os usuários vão depois que clicam no seu anúncio. Esse endereço também é verificado pelo Google e, por isso, deve ser uma página otimizada para dispositivos móveis, com conteúdo original e relevante, contendo as mesmas palavras-chaves escolhidas no anúncio. Além disso, faça com que a navegação seja fácil e simples, direcionando-o exatamente para a página do produto ou serviço exato que está sendo ofertado. 

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Por último, lembre-se que no Google Ads tudo começa com a escolha adequada das palavras-chave. Por isso, tente melhorar a relação do seu anúncio com os termos escolhidos pois, quanto mais exato, mais relevante será considerado para o buscador. Utilize as palavras-chave no título e no corpo do anúncio, segmente com cauda longa e cauda curta, adicione palavras-chave negativa e faça todo tipo de aperfeiçoamento que te torne mais relevante.


E aí, o que achou do nosso artigo sobre o Índice de Qualidade do Google? Acredita que essas dicas podem auxiliar a aumentar o score? Se ficou com alguma dúvida ou se deseja contar com uma empresa especializada para cuidar disso por você, conte com a Links Patrocinados Online. Possuímos uma equipe certificada, pronta para te ajudar nos primeiros passos com a sua campanha no Google Adwords. Entre em contato e saiba mais.

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